quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Matola e seu edil

Os dias correm, as reclamações vem de tudo o quanto é canto, mas como que uma gota de água no Oceano, esta voz continua insignificante. A apatia que muitos matolenses tem em relação ao grupo instalado na gestão da autarquia, é sem sombra de dúvidas uma demonstração clara de que Nhancale e seus sequazes não tem nenhuma legitimidade. Se fosse humilde, o edil devia ter se tratado depois da campanha eleitoral, onde os matolenses rejeitaram por completo seus pronunciamentos. No último showmício da campanha eleitoral, que teve lugar no bairro Ndlavela, Nhancale tentou persuadir o eleitorado mas sem sucesso, o ambiente ficou gelado, era como se as pessoas estivessem a perguntar: que faz este senhor aqui? Valeu a intervenção da carismática Verónica Macamo, que devolveu animação aos presentes, só com a intervenção desta, ouviu-se de novo aplausos para Frelimo e Armando Guebuza.

O edil fez várias promessas durante a campanha eleitoral, e os munícipes estão a cobrar. Mas o edil permanece indiferente. Um dia antes das eleições gerais e provinciais de 28 de Outubro, os residentes do bairro 1° de Maio queriam dar Cartolina Vermelha ao Nhancale, devido a promessas não cumpridas. Organizou-se uma manifestação que só foi controlada porque o edil e seus sequazes não foram para lá. Acredito que a primeira coisa a fazer seria levar os homens da Polícia Municipal para intimidarem os residentes, e demostrar poder e prepotência. A verdade é que os matolenses estão zangados, estão fartos de viver numa cidade onde a edilidade é inoperante.

Falamos numa das reflexões do Mito da Caverna, do facto de alguns troços estarem entregues à sua sorte e não há um plano concreto e visível para melhorar a circulação de pessoas e bens na Matola. Falamos de uma rua que poderia muito bem descongestionar, a Avenida Josina Machel e reduzir o tempo de viagem até a zona do Benfica, saindo da Machava Socimol e Nkobe. O que está acontecer neste troço é que os município está já a duas semanas a depositar areia vermelha que está aos montes mas de forma muito infantil e desorganizada. As crianças vão transpondo a areia e espalhando-a, a edilidade vai lá de quando em vez, deixa areia e desaparece. Estranho! Porque é que não fazem um trabalho sério na via de uma vez por todas, é para pensarmos que estão a trabalhar levando areia vermelha aos poucos para Nkobe? Trabalho sério significa celeridade, flexibilidade e responsabilidade mas não podemos dizer isto em relação ao que fazem. Que pena.

Aquela rua senhor presidente, era usada também por um dos seus vereadores na ida e volta do serviço, quando a situação ainda estava estabilizada, porque para quem sai de Khongolote, Matlemele, 1° de Maio em direcção a Machava e Matola, é mais prático passar de Nkobe, mas desde que a situação piorou, ele desapareceu da circulação. Agora, queima mais combustível usando avenida Eduardo Mondlane para depois entrar pela 4 de Outubro e seguir o desvio da Zona Verde para os seus aposentos. Esta é uma prova clara que vocês tem muito que fazer na Matola, partindo de iniciativas pouco onerosas como esta, que é só colocar areia vermelha para facilitar a circulação de pessoas e bens.



Os bairros da Liberdade e Fomento, tem um problema de escoamento de águas, e em tempos de chuva é insuportável visitar estes bairros. Foi feita uma vala de drenagem na esperança de se melhorar a situação mas a estão a contrariar o trabalho feito antes, há uma explosão de edifícios no local onde era suposto estas águas desaguarem, e o futuro dirá ou confirmará a vossa negligência. Quem semeia vento colhe tempestade.

Sem comentários: