quinta-feira, 26 de novembro de 2009

?

Estou intrigado com meu país, os políticos definem o rumo de abordagens nos mídias, até os tais independentes. Isto é um maquiavelismo autêntico, onde a pressão feita através dos mídias não tem outro objectivo a não ser regalias, bem estar, etc.

7 comentários:

Franco Atirador disse...

Independentes em relação a quem caro Bamo?
Pareces estar a falar de um assunto que dominas e no entanto deixas pouco para nós, sendo que torna-se difícil perceber o seu racioccínio.
Abra-se, estamos aqui......

Jorge Saiete disse...

Atirador, quando se fala de media independente refere-se a empresas jornalisticas cujas estruturas de capital não consta o Estado, tanto para common e mesmo no preference share. Espero ter ajudado

Cocktail Molotov disse...

Parece que ficou mais complicado...

Franco Atirador disse...

Saiete, quando colocava a questão “independente em relação a quem” não excluia a questão da independência formal que apresentas: em relação ao Estado.
Só que, vou mais longe,pois se, os custos de produzir jornais m Moçambique estão elevados e dai insustentáveis (vide a última página do jornal Savana de ontem), e a publicidade não é também suficiente para suportar os mesmos custos(vide ainda o Savana), seria de questionar:
Quem sustenta estes mesmos jornais? E quem os sustenta o que espera receber em troca?
Claro que algo e algo mais que sabem que formalmente não podem fazer avançar.
E se espera receber algo (e sabemos que a lógica é essa), esses jornais são independentes em relação a quem?
Ou a independência só faz sentido quando é em relação ao Estado.
Bamo, aguardo a sua explicação

Julio Mutisse disse...

Eu o que não percebo é o que intriga o Bamo. A que propósito vem tudo isto? Os políticos, como os empresários, os padeiros, os chapas, os advogados querem espaço nos mídia até para exporem as suas preocupações e visões. Cada órgão filtra o que deve ou não deve ser tomado a sério. Mas a mim não intriga

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Obrigado a Todos pela visita

Atirador, as linhas editoriais de todos mídias estão presas a objectivos que estão acima de tornar a informação mais acessível ao público. Basta olhar para a constante raspagem de imagem, aos artigos claramente encomendados e que muitas das vezes não interessam ao povo. è uma utopia minha sonhar independencia dos mídias, mas por uma questão de ética e deontologia profissional, as linhas editoriais precisam de ser revistas.

Mutisse, todos querem espaço sim, mas enquanto uns querem-no para servir interesses da maioria, outros almejam usar a mídia para tapar o sol com a peneuira e os mídias deviam sabem a quem querem servir, ou são newsletters ou são jornais/Radios/tvs, etc ao serviço do povo.

José Carlos J. Massango disse...

Gostaria que essas palavras, honestas, sabias e directas fossem da minha autoria...
Eu tambem partilho da mesma ideia.