segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Fogo cruzado no município da Matola

Uma vez como se de professia se tratasse, escrevi uma crónica onde eu falava de amigos de onça que rodeavam o falecido edil da Matola Carlos Tembe, paz a sua alma, hoje estes amiguinhos de onça já não se escondem, autoproclamam-se.

A luta pelo poder e pela herança, são factos que a história e o tempo nunca conseguiram sanar, a verdade é que no mundo de política e da demagogia há sempre os mais ambiciosos, mais gananciosos mais intriguistas e ditadores, e a Matola ainda de luto vive este cenário.

Conta-se que há um vereador com certa idade que não para de mover seus paus para tomar o lugar vazio deixado pelo insubstituível edil da Matola Carlos Tembe que perdeu a vida em Dezembro último. Conta-se que ele no dia do sucedido e usando suas fortes influências no partido Frelimo na Matola, teria engendrado um golpe e interpelado a governadora numa reunião de emergência havida no município da Matola, afirmando que tinha orientações vindas do partido que podiam melhor esclarecer o que a lei diz, isto é , que devia se ter calma em relação a subida consagrada pela lei da Sra. Maria Vicente, presidente da Assembleia Municipal em substituição do edil da Matola, aquele que estará sempre no nosso coração.

Conta-se que ele foi logo censurado em observância da lei mas mesmo assim ainda tentou entrar em contacto com o Ministério de Administração Estatal como forma de açambarcar o poder, mas felizmente não foi desta. São homens desta natureza que a Matola não merece nem precisa, são homens desta natureza que fora o facto de serem ambiciosos querem implementar a ditadura que aliás se verifica a nível do pelouro do vereador ganancioso, seus subordinados dizem que vivem como sapos cuja vida e o trabalho se resumem nas orientações descabidas do seu chefe, por isso dizem eles, agora já há campo para trabalhar com jovens e implementar projectos ideias para Matola.

Um episódio triste e vergonhoso verificou-se na quadra festiva, onde o vereador gananciosos e ditador, desviou o cabaz da chefe do gabinete da edilidade, aliás algumas correntes dizem que a encomenda foi mal feita, mas na arrogância o vereador disse que já havia consumido tudo, pois é, em época das festividades há muita cede. O que me espanta é que ele primeiramente prometeu devolver o cabaz, mas não honrou com sua palavra, ou seja mentiu e levou coisa alheia, o que fora a lei dos homens, se o senhor vereador for religioso violou um dos dez mandamentos.

Com as minhas atenções como cidadão, com direitos e liberdades consagradas pela lei mãe, a Constituição da República, o que não significa que devo ou posso emitir juízos para denegrir ou defamar quem quer que seja, quis aqui retractar um exemplo claro de que existem facções no Município da Matola, há um verdadeiro fogo cruzado, onde os embondeiros acham que tem espaço para fazerem valer seus ideias que não passam de políticas visando enganar a maioria. Quero convidar ao caro munícipe a medir comigo o pulsar da Matola nos próximos tempos, para juntos sabermos quem é por nós e quem é contra nós.

A verdade é que as facções ou blocos opostos estão firmados e a guerra já começou, o divisionismo de nada irá ajudar na concretização dos planos e estratégias de desenvolvimento da autarquia, antes pelo contrário, serémos mergulhados numa cidade onde há guerra de todos contra todos, onde viverá o peixe de boca maior, como se apresenta ou aparenta o vereador ganancioso, este sim irá se dar bem na cidade terrena bem retratada por santo Agostinho.

Esses embondeiros queriam passar por cima da lei, queriam açambarcar a Matola e tenho certeza de que não pregam o olho, mas estamos atentos para questionarmos todas irregularidades. Vamos continuar encima dos acontecimentos.

Queria chamar atenção para observância da humildade pois como dizia Juan Luis Lorda, A experiência da nossa fraqueza e o reconhecimento de que agimos mal, é algo que humilha. Quando à fraqueza se une o orgulho, o engano pode chegar a extremos patológicos: não se conforma com uma modesta justificação, mas incomoda-se com a verdade, com os que lhe dizem a verdade, ou com os que a vivem.

É verdade que a adversidade é um trampolim para a maturidade, mas quando acrescemos a ganância, como é o caso da Matola, podemos cair num covil de víboras. Queria apoiar me ao Martin Luter King Jr que afirmava e com razão que A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. Eis aqui a minha medida neste termómetro sugerido pelo reverendo.

Parémos a guerra e intriguismo vamos dar continuidade ao legado de Dr Carlos Filipe Tembe que cedo nos deixou deixando nossas almas partidas e um vazio em nós.
Lázaro Bamo

4 comentários:

sociologoemformação disse...

Bamo!
Parabens pelo Blog, é lindo. Então seguimos escrevendo e analisando o dia a dia de nossa terra amada, como nos bons tempos do Manya Informe, na nossa querida Manyanga.
Feliz 2008!!
Dinis Chembene

mãos disse...

Abaixo fogo cruzado.

É preciso ter cautela dos que provocam fogo...podem destruir a Matola, são os ditos açambarcadores e abutres.

Lembre-se que "...Um ambicioso é capaz de tudo, vender a pátria...-Samora Machel) in Gpro -Pais da marrabenta.

Não deixe a matola cair na desgraça

hagy disse...

forca Matola, Matolenses nao deixem a Matola murchar cultivem o esperito de tolerancia e patriotismo apostem e dignifiquem a juventude paz a alma do Dr, Carlos Tembe.

Monico Artur

hagy disse...

nao deixem a Matola cair nas maos dos que nada fazem, se nao querer fazer valer as suas ambicoes pessoais forca Matola acreditem no futuro e numa Matola prospera

Monico