quarta-feira, 6 de junho de 2007

Os bufos da nossa Matola

Presta o ouvido a todos, e a poucos a voz. Ouve as censuras dos demais mas reserve a tua própria opinião ( in William Shakespeare). Não vim queixar porque sei de que seria em vão; não vim cimentar inimizades ou amizades porque sei de que temos conceitos contrários e contraditórios sobre amizade, pois enquanto eu percebo a diferença como estímulo da parceria ou amizade, os bufos e tantos outros, olham para amizade como visão-gêmea sobre os factos sociais.

Alguns bufos metem água, como se diz. Por causa do positivismo vão me pedir provas, mas quero falar de uma clarividência, que aliás é alimentada pelas contradições de alguns agentes da PRM-Maputo. Queria convidar aos bufos a viajar como Charles Colton, que dizia e com razão que, a má informação é mais desesperadora que a falta de informação.

Não me julguem na perspectiva do positivismo de August Comte, mas uma vez fiquei surpreso quando cheguei a uma esquadra, e um agente da PRM acabava de sair de uma das salas onde teria estado com uma parceira a cumprir deveres que só desejo sexual pode explicar. Aliás, chamo atenção aos que parqueiam carros nas esquadras e deixam lá chaves, os vossos carros são transformados em quartos de casas nocturnas.

Os bufos são vulneráveis, pois há falta de recursos, mas até ao ponto de venderem celulares que recuperam dos assaltantes, é vergonhoso. Sei que os ladrões agora quando são pegues querem ser levados á esquadra, porque sabem de que lá é fácil fugir da justiça. A polícia deve buscar dignidade, pois ser pobre humilde é melhor que ser rico abutre, que as custas do sofrimento dos humildes e da impunidade de malfeitores, passa os melhores dias ao lado do bem que vem do mal.

Lado a lado bufos e polícia camarária sem políticas claras do seu regimento, está-se a formal verdadeiras quadrilhas, que ameaçam a estabilidade dos Matolenses. O follow Up das questões ligadas a criminalidade é limitado por respostas como: estamos a trabalhar no assunto ou deixem a policia trabalhar.

A todos bufos intrusos, aliás sei que existem os bons e os gentios, peço para compartilharem comigo o pensamento de Sócrates segundo o qual, é pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não.

1 comentário:

mãos disse...

Não são apenas da matola, mas sim deste nosso lindo país, onde uns tentam sujar o nome do colectivo. Eles andam a solta, populam por ai, estejam atento, a denúncia é a melhor solução.

Tome nota...veja como,quando e porque fazer a respectiva denúncia....