quarta-feira, 13 de abril de 2011

Joca Estevão - Apóstolo da Desgraça

Vão me perdoar os colegas do fórum, sou das pessoas que advogam debate de ideias não pessoas mas fiquei chocado ao ler a encomenda publicada esta semana no Jornal Desafio, onde o jornalista Joca Estevão mergulha na especulação e termina num argumento falacioso chamado ataque pessoal.

Movido por motivos até aqui desconhecidos, Joca Estevão traz uma grande "descoberta" a falsificação da idade no desporto nacional e internacional e com incidência para o jovem Simão Mathe, que esta jogar na Grécia. Diz ele que Simão diminuiu 2 anos na sua real idade para dar mais valor ao seu passe.

Verdade ou não, a partir da sua fonte, Joca devia ir aos arquivos e desvendar os mistérios das idades, que a ser verdade no caso em referencia, não começa nem termina com Simão, o Joca e todos aqueles envolvidos no Desporto sabem disso.

Num dos jogos escolares em que participei como jogador de Andebol pela Seleção da cidade de Maputo, joguei com muitos gorilas que tinham sido adversários do meu treinador, mas até aquele ano eles eram da minha idade, Joca e outros sabem que isto é uma prática comum, ainda que anormal no desporto nacional. Joca se refugia na nossa Lei de Imprensa, que não obriga ao jornalista a revelar a identidade da fonte, o que podia ajudar a julgar a veracidade dos factos e as motivações pessoais que podem levar a fonte a mentir ou omitir.

Ao atacar Simão, Joca e sua fonte (formaram uma quadrilha para denegrir- não sei se isso se diz) são Apóstolos da Desgraça, na medida em que, estão a colocar em jogo não apenas a imagem de Simão Mathe, mas da nação. Os nossos jogadores passam a ser conhecidos no mundo a fora como os falsificadores de idade, por isso, velhos disfarçados e não valem. Joca e seus correligionários irão aplaudir à desgraça da nação ( como apóstolos da desgraça) e irão dizer que os jogadores moçambicanos não tem potencialidade para evoluir no exterior, irão esquecer destas atitudes infantis e viradas para o estomago.

Onde estão os Editores dos nossos jornais? Que permitem que os nossos heróis sejam atacados e denegridos, para satisfazer agendas obscuras? Simão estava descamisado a comemorar a qualificação para o CAN e Joca entende isso, a meu ver, como atentado ao pudor. Diz ainda que Simão comemorou a qualificação com uma lata de 2M, por favor. O problema não é a bebida mas a quantidade, e não é o caso.

Eu considero JOCA ESTEVAO - APOSTOLO DA DESGRACA, na medida em que ele está ao serviço de uma agenda obscura que não visa apenas desmascarar a falsificação de idade, se é isso na verdade, mas atacar a pessoa do Simão acusando-o de beber cerveja nas comemorações da qualificação para o CAN e o facto de supostamente Simão ter viajado com uma fulana para Angola.

Se Joca tivesse sido contratado para cobrir o mundial não sei como chamaria o gesto de Casilas e sua namorada, que se beijaram em comemoração a vitoria. Outro exemplo: o selecionador argentino Diego Maradona garantiu que se o país vencesse o Mundial de futebol correria nu, dias depois o médico da equipa, Donato Villani, assegurou que os jogadores podiam manter relações sexuais mas com as suas companheiras estáveis e sem aditivos, como por exemplo champanhe ou outras bebidas. Dizia ele "O sexo faz parte da vida social de toda a gente e não se trata de um problema em si". Portanto, as insinuações cheiram a inveja, que pode não ser necessariamente do Joca mas das pessoas que este está a servir nesta missão.

A Polícia de Investigação Criminal devia procurar também saber das motivações dos supostos denunciantes para avaliar o nível da veracidade dos factos.

Joca desvaloriza o esforço que fez para assegurar que seu nome no panorama desportivo nacional, e mancha-se por estar ao serviço de pessoas emocionalmente afectadas pelas relações amorosas de Simão. Um trabalho jornalístico sério sobre as idades no desporto nacional, obrigaria a levar muitos atletas e treinadores a cadeia, para não falar da punição de países e clubes. Do particular, Joca chegaria ao geral sem entrar em jogos baixos, o que me leva a dizer: MEU AMIGO ÉS UM AUTÊNTICO APÓSTOLO DA DESGRAÇA.

1 comentário:

Nelson disse...

Oh Bamo, acho que doravante precisamos de critérios e bem claros para determinar se um artigo é encomendado ou não. O assunto me ser desagradável, eu ter alguma simpatia pelo visado não me parecem elementos suficientes. Nem é fundamental se os factos apresentados são ou não verídicos. No caso do artigo do Joca por exemplo, fica claro que o objectivo não é simplesmente levantar um problema real que precisa ser resolvido e ai parece residir o fulcro da questão. O OBJECTIVO do que escrevemos. Enfim, critérios nos ajudariam bastante.