terça-feira, 27 de abril de 2010

Carta ao presidente da República

Excelentíssimo Senhor presidente, Armando Emílio Guebuza, não sei se poderei repetir esta forma de tratamento ao longo desta missiva, mas deixo claro desde já que o respeito está mais dentro de mim que nas palavras que tiro e escrevo. Sei que o chefe do estado prepara-se para ir a Portugal, aonde vai efectuar uma visita de trabalho, sei que tem agenda súper cheia, sei também que muitos dos assuntos chegam a si através de assessores.

Escrevo-lhe esta carta para dizer que aguardo por si na Matola, para que como alguns jovens da cidade de Maputo, tenhamos também oportunidade de interagir com senhor presidente, temos também planos e projectos e gostaríamos de partilhar com a nação. Confesso que quando recebi a informação do encontro com a juventude da cidade de Maputo, fiquei com esperança de também lá na Matola termos a mesma oportunidade, acredito que tarde ou cedo isto vai acontecer.


Excelentíssimo Senhor presidente

Como é que um país pode viver tantas desigualdades, muitas das vezes criadas por meros problemas de gestão dos seus sequazes. Como é que vamos combater a pobreza, se somos hostilizados, humilhados, perseguidos e maltratados? Como é possível sermos a viragem se o nosso volante está fora do nosso controle? Como é possível, Excelentíssimo Senhor presidente, que o país cresça se muitos dirigentes não se interessam por isso? Como é possível Excelentíssimo Senhor presidente, que uma minoria julgue a maioria e subestime a inteligência do povo?

Excelentíssimo Senhor presidente

Porque é que os seus não te imitam, porque é que eles não conversam com o povo? Porque é que quando são levantados problemas eles simplesmente fogem da sua responsabilidade? Porque é que os seus mentem e subestimam ao seu povo? Muitos de nós, exilados nas cavernas, vamos assistindo a patológica ignorância de alguns dirigentes, que rezam para que o país sejam um mar, incolor, insípido, inodoro mas acima de tudo insuportável.

Excelentíssimo Senhor presidente

Eu espero que venha a Matola, reúna com jovens e adultos, crianças, idosos; vendedeiras, costureiras, camponeses, operários; espero que o senhor presidente oiça a todos estes, e tome nota, porque a Matola também tem algum a dizer. Não se esqueça Excelentíssimo Senhor presidente, de ir a Infulene, Maphandane, Tsalala, Matola Gare entre outros, não se esqueça de reunir com a malta jovens, esta camada desesperada e sem norte; esta camada humilhada pela falta de empregos e oportunidades; estes jovens entregues à sua sorte e com o azar de serem apelidados de marginais;

Excelentíssimo Senhor presidente

Como seremos nós a viragem, se o futuro não passa de uma miragem!
Como seremos nós o futuro desta nação se somos uma utopia de geração!
Como, seremos nós donos do nosso futuro se somos manipulados e ensinados a manipular!
Pergunto e perguntaria mais, se o camarada presidente viesse a Matola, para ouvir, me escutar e me dar resposta a estas perguntas;

Se somos três geração uma nação e um só povo, não queremos ser enteados, para poder passar o testemunho, aguardamos por si meu presidente, e se poder venha como a mamã da Luz.

6 comentários:

Gil Cambule disse...

Well posted!
Esta o AEG devia ler no voo. Em vez de ler a «Índico», que tal uma poesia de intervenção nas dez horas de Maputo-Lisboa?

um Abraço!

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Espero que ele veja o Post Gil

Paunde esteve na Matola mas minhas ocupações profissionais não permitiram participaram na visita como pacato cidadão.

Gostei da dica

Anónimo disse...

Acabei de ver algo que me revoltou imenso. Policia Moçambicana - PRM a disparar tiros para o ar em plena Av. Eduardo Mondlane em Maputo junto ao colégio arco íris, com dezenas de carro perto e muitos jovens concentrados nas ruas. Um acto de irresponsabilidade, estupidez que merece a nossa indignação, revolta e condenação. é moçambique no seu dia a dia.

Jaime Langa disse...

Caro Lazaro Bamo

Parabens pelo blog, passei por aqui, por acaso, acabei ficando por ca. Visitei os teus ultimos textos e gostei imenso de saber que a final a Matola tem gente jovem preocupada com o desenvolvimento da sua Cidade. A sua dedicaçao pela Matola fez-me ticar conclusoes que e Matolense. Observei com atençao a sua preocupaçao pela Matola, a sua critica severa ao seu edil, e naturalmente aos seus vereadores. Encontrei muita critica. Continuei a ler encontrei mais critica. Gosta das musicas do Azagaia nao e? Sao boas, so sao incompletas. Para vermos que algo esta errado, de principio, temos uma proposta de como fazer melhor. Nao vamos ser egoistas, vamos ajudar os errados a corrigirem-se apresentando as nossas propostas de solucao ou aproximando-nos aos errados para melhor percebermos a fundamentacao dos seus erros, talvez assim teceremos melhor a nossa opiniao nao e amigo Bambo? Portanto amigo Bambo, meu nome e Jaime Langa, de certeza conhece ou ouviu falar, sou Vereador do Pelouro de Actividades Economicas e Servicos mo Municipio da Matola, Novo, como ve sou a pessoa que mais precisa da sua ajuda para desenvolver a Matola. Queria convida-lo ao meu gabinete para uma conversa de jovens muito ligados ao mesmo objectivo. Desenvolver a Matola. Acho que tenho muitas novidades para si, nos seus textos percebi que ha muita ausencia de informacao sobre os factos. Eu sou, por acaso, o porta-voz do Municipio, ninguem melhor que eu para fornecer material para o seu Blog. Fico a espera do seu contacto pelo jaime.langa@hotmail.com . Se decidir nao vir visitar-me peço que me informe pois estarei a espera.

Um grande abraco.

Jaime Langa

Júlio Mutisse disse...

Jaime,

O meu amigo Bamo de certeza vira. ele eh serio e tem interesse em desenvolver a Matola. Se nao vier de livre e espontanea vontade vou arasta-lo a Matola nem que seja pelos cabelos (que embora curtos permititao, de certeza uma boa puxada heheh)

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Bem vindo ao meu masturbatório intelectual

Posso não concordar contigo mas tenho que defender até a morte a sua liberdade de opinião e expressão.

Dois pontos prévios

1 - Gosto das músicas do Azagaia, Valete, Gabriel "O pensador", adoro Jeremias Ngueza, Zeca Muraci, Zeburani, Ben Massing, Dany Mayo, Alexandre Jafet, Kid Munhamana, Fanny, Veronica Peterson, Lindomar Castinho, etc, se as músicas deles são incompletas isso é uma visão particular e subjectiva a qual não tenho nenhum espaco para um debate objectivo muito menos conclusivos.


2 - Pode haver ausencia de informacao nos meus textos mas atencao que pode estar ausente sim aquilo que Jaime gostaria de dizer, agora cabe a mim seleccionar e escrever o que me interessa e o que acho que interessa aos outros. Sem querer me orgulhar, em algum momento ( fui editor e apresentador do programa Matolinhas durante 6 anos) o jornalista mais informado e "especializado" em assuntos da Matola.


Ao assunto

Aceito como sempre aceitei encontros frutiferos para o bem da Matola, tenho ideias claras que já apresentei em foruns próprios quando assim aceitaram e no momento até recusaram mas já mudaram de ideias e estao a fazer o que eu sugeri. Duarantes anos fui um adnegado colaborador do gabinete de comunicao do municipio e fui sempre combatido pois as pessoas pensavam que eu queria ser assesssor de imprensa, uma proposta que sempre recusei, recuso e esta será sempre a minha posicao. Nao tiro nenhuma informacao nao confirmada e tudo que digo é real já convidei a edilidade para se pronunciar e nada.

Mas isso nao interessa agora, meu número é publico sou citzen journalist 258825417670 diga quando e a que horas que nao terei nenhum problema em vir conversar.


PS: Todos aqueles que já passaram por ai nos últimos 6 anos me conhecem, alguns quando na posicao similar a sua, tentaram me combater e agora que já perderam regalias, hehehe só da para rir. Aceito um copo na Matola Jazz mas sem jazs