quinta-feira, 25 de junho de 2009

Amizade excessiva ou morte de debate na blogosfera?

Estou a trabalhar são neste momento 23h e 53 minutos, não sei que horas terminarei este texto, ou se terminarei, já que nos últimos tempos não consigo terminar os textos que começo, doutro lado soa o assobio de João Cabaço numa das actuações na Alemanha, estou atento, pois tenho que agradar aos ouvintes, todos, particularmente aos amantes da música que me fascina. Já rodei pelos blogs, lembrei-me de todos, os que não tenho link directo sei como a eles chegar, visito os que tenho e de lá chego a muitos horizontes. Lembro-me do dia em que nos encontramos na AEMO com alguns bloguistas, lembro-me dos porras, gostei dessa, concordo, não concordo, calma deixa os outros falarem,etc. De lá para cá uma missão nobre aconteceu, visita ao Hospital de Mavalane, não foi possível estar lá por motivos alheios a minha vontade, mas o coração esteve lá.

A convivência entre os bloguistas cresce a cada dia que passa, e o preço que a gente paga é um tanto a quanto alto, morre a meu ver o debate na blogosfera, passamos a vida a trocar palavras de amor e a concordar com os nossos amigos. O culpado disso não é ninguém, é um acto involuntário, porque já não temos coragem de debater com frontalidade, pois a todo custo queremos ver esta amizade nova a crescer e achamos que qualquer contradição nos pontos de vista pode minar este novo prazer que queremos experimentar. Criamos grupos de debate e diálogo e debate, os excluídos preferem fazer cartas para eles mesmos, ( isto me faz lembrar aquela de um maluco que escreve uma carta e é flagrado pelo médico e este pergunta quem era o destinatário, o maluco disse ele mesmo e o médico procurou saber o que estava escrito, o maluco nem mais, disse que não sabia porque ainda não tinha recebido a carta ) e criam monólogos. O resultado desta cegueira emocional é que trocamos mensagens com banalidades e assuntos que ao meu ver não podem nos roubar tempo. Não estou a criar fantasma, pare e pense comigo, não me dê razão, não subscreva o que digo, pense a sua maneira e diga algo.

Estou muito feliz por criar amizade na blogosfera, mas sinto falta do confronto de ideias e pontos de vista, os defeitos de cada um de nós parecem que tendem a ganhar espaço no lugar de qualidades, quando eu vou discutir ideias do meu amigo fulano que quando bebe fica aquilo, já não o faço com seriedade que devia, volto a repetir é um acto involuntário que não podemos negar. Não quero sugerir morte de encontros e projectos sociais, mas temos que pensar nos debates também, isso é urgente. Esta letargia pode estar a beneficiar os infiltrados na blogosfera, os que tem como missão matar o debate, envenenar as mentes, aculturar os intelectuais e impor sua forma e cor.

Quero conviver com os blogers mas por favor não deixemos que nossa amizade mate o debate, temos que estar atentos porque forças há ao meu ver, que pretendem matar nossa missão, o ano é o argumento disso. Sorry posso estar a ver fantasmas, já é dia 26 de Junho de 2009, são 0h24min, minha voz está rouca, tento beliscar-me, será que estou vivo? Será que estou noutro mundo? Mas esta ideia não me sai da cabeça.

0h30min, ainda tenho 30minutos para servir a Nação agora chega vou me preparar para ir ver meu filho Mukendy.

PS: se meu destino for Infulene me digam e comprem camisa de força meu erro escrever o que me ocorre agora, em plena madrugada de sexta feira.

5 comentários:

Unknown disse...

Estive por aqui apreciando um pouco o seu trabalho!! Abraços Ademar!!

Reflectindo disse...

É pena que não comentários sobre este tema que considero muito importante. Será que até há receio de se dizer se o debate na blogsfera morre ou não devido a amizade excessiva entre os bloguistas?

JOSÉ disse...

Este assunto é muito importante e temos notado exactamente isso, há graves lacunas no debate e todos nós ficamos a perder com essa realidade.

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Obrigado a todos por se juntarem a esta causa, nao podemos matar o debate que um dia juramos de pés juntos. O que tem acontecido é que gerimos mal a nossa amizade, deixamos a emocao sobrepor-se a razao. Resultado, os infiltrados somam pontos nos seus chefes

Egidio Vaz disse...

Vim pelo canal de Reflectindo. Obrigado a ele por reluzir o tema no seu blog.
Tem algum sentido o teu medo. Mas por favor Bamo, indique os nomes dos blogs e dos seus donos que se encontram e por via disso matam o debate.
Eu escreverei isso no meu blog, como resposta.
Abraços e muito obrigado pelo alerta.
E.