quarta-feira, 11 de março de 2009

Revolução a partir de Chiveve – Uma utopia ou novo ideal politico

Recebi na semana passada os estatutos do novo Partido Político, que se espera venha dar seu contributo para a consolidação da democracia em Moçambique. Uma utopia ou novo ideal politico? Eis a minha inquietação. Segundo o Artigo 1 dos seus estatutos, o Movimento Democrático de Moçambique é um Partido Político, de carácter permanente, constituído com objectivo fundamental de participar democraticamente na vida política do País e de concorrer para a formação e expressão da vontade política dos cidadãos, intervindo em processos eleitorais, mediante a apresentação de candidaturas próprias ou por si apoiadas.

Indo aos factos, em tempos, o nosso país lutar para sua libertação, o Movimento que congregava os interesses do povo, a Frelimo, era vista como solução de tudo mais um pouco. Muitos aderiram de tal forma que a história ficou eternamente associada a este movimento, não apenas como partido mas acima de tudo, como o símbolo de unidade nacional, mas porque o poder vicia o cenário e o que vivemos. O que deve ficar claro para todos è que quando um movimento politico nasce a espectativa em torno dele, principalmente quando estamos em crise, è maior, mas ao fim ao cabo constatamos o de sempre.

Nasceu hoje o MDM, como nasceu em tempos o PDD, a espectativa era maior em relação a figura de Raul Domingos, mas que se pode dizer hoje? Portanto, acho que Deviz Simango è visto como solução das rivalidades ètnico-politicos que escondemos por baixo da razão, rivalidades que vem da època da morte dos supostos reacionarios. Senhores, não podemos negar que a ideia è formar novas elites na gestão política e económica do país. Mais do que uma satisfação colectiva, os politicos pretendem antes de mais adquirir bonança, regalias e bem estar individual. Jamais meus senhores, viveremos no mundo perfeito, estes políticos querem as custas dos nossos votos e usando os intelectuais cobardes, ajustar pendentes históricos, portanto vejo no nascimento de MDM, uma utopia em termos de concretização dos mais elementares ideais do povo moçambicano.

Meus senhores, sejemos claros, mesmo os que estam hoje a desertar da RENAMO, o fizeram da mesma forma quando acharam que deviam sair da FRELIMO, agora vão ao MDM, porque? Os ideais do povo ( bem estar social, economico, etc ) estão em segundo plano. Bom poderão dizer que o que se pretende è uma minoria que melhor represente os interesses do povo, mas adianto e assumindo todos riscos, è falacioso dizer que porque o Deviz è bom edil ele sera um optimo chefe de estado, não que eu tenha algo contra a pessoa do filho de Urias Simango, mas as coisas não são lineares.

Os dessidentes da RENAMO, estão agora dispostos a pactuar com todo e qualquer movimento de oposição e o MDM è visto como alternativa, como serviu para muitos o PDD, mas paremos de sonhar alto, Deviz não irá realizar o sonho de todos, pelo menos por equanto. Para juventude, como eu, è interessante aparecer com uma ideia que se pretende revolucionaria, è fantástico, mas como diria Juvenal Antena “ muita calma nessa hora”.

8 comentários:

Voz da Revolucao disse...

Abordagem interessante

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Tenho muitos receios da concretiplena da democracia em Mocambique

Nelson disse...

Pondo de lado oque o MDM pode ser olhando pelas circunstancias a sua volta, alguem pode me dizer com "franqueza masculina". Oque gostariamos que ele fosse?

JOSÉ disse...

Lázaro, o MDM é mesmo uma realidade que se apresenta como alternativa política credível.
Eu entendo as suas inquietações, mas parece-me que fez uma análise precipitada. O MDM aparece num contexto em que a Frelimo ameaça com o monopartidarismo e a Renamo não consegue fazer oposição eficaz.
O MDM e o PDD aparecem em condições diferentes e isto já foi analisado exaustivamente.
O MDM nasce do desejo de mudança que nem a Frelimo nem a Renamo conseguem satisfazer!

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

José

execelente analise feita por si quando ao marasmo democratico exibido pela Frelimo e pela Renamo. Mas asseguro-lhe meu caro, o MDM é uma cópia da Renamo cuja diferença reside no facto do dirigente máximo não ser Dlhakhama e o porta voz não é Mazanga, dois analfabetos politicos.

E usando a linha de pensamento de Nelsnon, que gostariamos que fosse MDM, eu não quero um MDM como um meio de ajuste de contas ou acerto de contas pendentes ao longo da historia. Nós não podemos pensar na vingança, e muita gente quer se vingar da Frelimo e da Renamo usando o MDM. Meus caros os pecados da Frelimo e da Renamo terão juizo final desde que os novos partidos façam uma gestão racional dos seus propósitos. Ao longo do tempo em que vivemos na democracia parida por Dlhakhama, dai que ela é defeituosa como o pai que é ao mesmo tempo mãe, vivemos um cenário de troca de acusações sem se ao de encontro aos problemas e busca de soluções, e se o MDM entra nesta linha de abordagem, todos dessidentes da Renamo e da Frelimo que agora respiram o ar de esperança e entusiamos no MDM, irão fundar outros partidos.

Phambeni

Nelson disse...

Eu que oqu o MDM pode ser depende muito do que queremos que seja. Me parece possivel evitarmos que o MDM seja efectivamente uma renamo renovada. Comecei a dias um tread no MDMWIKI onde questionei as vantagens e desvantagens do MDM ser composto por desertores da Renamo. E esta sendo interessante. O passo seguinte para mim sera "forcar" que membros seniores do MDM, igualmente desertores do MDM venham comentar.

Júlio Mutisse disse...

Tenho igulamnet apelado a calma na abordagem ao MDM. Será a postura do MDM, após esta fase orgásmica que se seguiu à Assembleia Constituinte que nos dirá o que esperar efectivamente deste Movimento.

Como tu Lázaro, desejo ver alternativas claras de como fazer as coisas mesmo que isso parta de discursos velhos e caducos. A decepção é mesmo ver esses discursos incansavelmente repitidos... only that.

Apontar os erros e dizer como corrigí-los ia nos permitir discutir as alternativas existentes e fazer as escolhas conscientemente e não por mera afinidade...

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Mutisse

acho que nos nao devemos ser cobardes, vamos usar a razao, e minah opinia em relaao MDm esta ai