terça-feira, 20 de maio de 2008

El Nervoso

Na ironia da vida conheci durante a busca da satisfação do meu sonho, um senhor patenteado, acredito que por mérito próprio, é chefe de um departamento numa instituição de ordem e segurança públicas. O primeiro encontro com ele a 3 ou 4 anos atrás, marcou-me mas pela negativa, agrediu-me com palavras e mandou-me passear, só porque na minha inocência procurei saber porque os agentes da lei e ordem não havia socorrido uma viatura que havia capotado algures na Matola. Passou.

Pensei que fosse problema de socialização secundária, que tinha que aprender a lhe dar com todas as espécies, desde os lobos vestidos a carneiro aos mais arrogantes como El Nervoso. De facto é o que tenho procurado fazer ao longo do tempo, ser compreensível e passivo, sem com isso deixar de defender a minha postura e integridade, o que aliás tem tido apoio de muitos. Eu também tenho tido gafes, mas tenho o cuidado de sempre pedir perdão.


Dilema do El Nervoso é que acha que antecipar o ataque significa intimidar o adversário, isto é, amedrontar a pessoa que a gente tem que marcar distância para não evidenciar nossas fraquezas. Ele ladra, como um cão de raça e quando chega a vez de recuar na verga, insiste, persiste e demostra suas fraquezas e insuficiências. Mas se parece com um vadio faminto.


El Nervoso é um homem que andou sumido do panorama de informação, foi a reciclagem para melhor servir as pessoas, mas nada mudou, se a memória foram 45 dias, que ele esteve na formatação, mas como seu disco duro é mesmo duro, parece que não valeu. Ele ia melhorar as suas qualidades profissionais, aprender que os tempos mudaram, os homens respeitam ao seu semelhante mas não tem medo deste.


El Nervoso, usa sua ignorância para medir as capacidades dos outros, eu que o diga, uma vez chegou a perguntar se eu sabia do significado de diligências. Sei sim senhor, e demostro isso na academia quando meus mestres me exigem. No enquadramento do termo diligências, El Nervoso fazia referência aos país de um dos tantos meninos sequestrados pelos oportunistas, ele dizia : diligências estão a ser feitas no sentido de trazer os país do duzenta. Respondia a pergunta: foram encontrados os pais da criança?


Certamente caro leitor irá perceber que, quando El Nervoso fala de diligências para trazer os pais do Duzenta, pressupõe-se que eles já localizam os progenitores da criança, o que não era o caso pelo menos até a altura em que desperdicei tempo para falar com El Nervoso. Minha insistência, excitou El Nervoso e naquela manhã ejaculou nos meus ouvidos e de tantos , a sua arrogância.

Mas não cansemos de ouvi-lo, Jesus Cristo ensinou a perdoar e não será agora que vamos trair a confiança que em nós ele depositou, vamos perdoar. Na ignorância e arrogância, porque possuído por um espírito maligno, El Nervoso vai atirando pedras para todos cantos, como forma de demarcar o seu lugar. Os humildes não precisam tanto, e ele tem exemplos ao seu redor mas ele prefere militarizar as amizades para conservar postura que não têm.


El Nervoso é daqueles homens que tendo alma passiva como de borboleta, preferem vestir máscara de leão, para se impor na sociedade. Não conheço seu passado, mas me parece que foi militar intolerante. El Nervoso vive noutro mundo, noutro tempo que não é o nosso, pois aqui o diálogo é visto como algo importante e para tal há sempre um esforço para mantê-lo. Duas hipóteses ou ele está avançado ou ultrapassado, pois ao nosso passo caminham os humildes.

Sem comentários: