domingo, 6 de abril de 2008

Oposição Oposta

Alguns dirão que estou a meter-me em alhadas, papo de maduros, como se costuma dizer nos corredores da Rádio Moçambique (maduros = aos Jornalistas Seniores, Editores, os mais antigos e mais experientes), mas não consigo conter a minha insatisfação mesmo sabendo que coro sérios riscos de ser apelidado ou untado de qualquer cor partidária.

Meus caros, o que me inquieta é o facto do nosso país parecer um tabuleiro de xadrez, onde os jogadores procuram colocar uns aos outros em cheque mate. Parece que no meu país, o que interessa não é a vitória de todos, mas os ganhos das minorias cobardes. Meu olhar crítico vai para a chamada oposição moçambicana, que na minha óptica é uma Oposição Oposta, pois diz e contradiz-se. Uns apelidam-se de pais da Democracia, mas o mesmo ventre que supostamente pariu o sistema multipartidário, é na minha óptica estéril, e logo não pode ter parido a democracia, basta olhar para as eternas, viciadas, dogmáticas e aberrantes lideranças dos tais partidos. Democracia começa em casa, na escola, nas formações políticas, se não existe nesses lugares logo não é possível numa nação, senão em forma de utopia.

Se nossa Oposição Oposta é moribunda, é por culpa própria, ela ainda não sabe o que na verdade quer, se é o bem para o povo ou estar na liderança. Mas seja o que for, recomendo uma análise profunda dos discursos antes de serem ejaculados nas mentes da maioria. Nossa Oposição deve deixar de discutir pessoas, discutir factos. Os que estão no Poder, estão a tirar partido desta inoperância e cegueira intelectual da nossa Oposição Oposta. Infelizmente tenho que reconhecer que a hegemonia do partido no Poder, só chegará ao fim se a nossa oposição morrer, subir aos céus, reicarnar-se sob o espirito santo no seio da virgem democracia. Quem sabe assim terémos um país livre de corruptos, injustos, viciados pelo Poder e egoístas.

O país não pode ser regionalizado. Certamente que alguns irão concordar outros não, se for a afirmar que alguns elementos da Oposição Oposta, ganha pão, tem tendências para discriminação étnica. Olhemos para os discursos, que procuram passar a ideia do privilégio da região sul do país em detrimento das outras regiões do país. Meus caros, isto é típico de promotores de separação dos povos. Verdade seja dita, há disparidades entre pessoas, no que diz respeito a qualidade de vida e ganhos salariais (enquanto uns ganham mil meticais há quem ganha 600 vezes mais... que aberração), mas isso não pode ser usado como argumento para separar e destruir o país. O povo está cansado! Sim está, na qualidade de povo sinto isso, mas a Oposição Oposta, não está a fazer o seu papel para nos ajudar, apesar de ser ela quem articula directamente com o partido no Poder e o governo, simplesmente incita a rebelião. Queria saber quais são os ganhos que tiram com esta acção criminosa.

Alguns aparecem como oposição, e além de ser oposição oposta exibem suas qualidades de engraxadores, aparecem como caixas de ressonâncias, consumidores passivos de estratégias e políticas de desenvolvimento da nossa nação. Cadê Sibindy, o famoso, um exemplo claro de uma oposição infantil. Como querem meus senhores que o país acreditem e aposte em vocês, se de nada se diferem do vosso inimigo?

Ouvi um membro da oposição a dizer que as mudanças no Zimbabwe podiam ser mais valia para oposição no país, como? Duvido que pessoas sérias, que trabalham possam querer se aliar aos demagogos, casos excepcionais existem, podemos olhar para o político promissor Raúl Domingos que a nível internacional soma e segue, dos outros nada direi.

Oiço repetidas vezes a Oposição Oposta a dizer, qualquer coisa como, o Governo é comandado pelo partido Frelimo...minha pergunta é como não pode? Querem os senhores dizerem que quando forem ejaculados pelo milagre na Ponta Vermelha irão ideologicamente se distanciar das vossas formações partidárias? Querem os senhores nos sugerirem que não vão ouvir as vossas comissões políticas para tomarem decisões sobre a Pêrola do Índico? Se sim como é que irão trabalhar? O contrário desta crença, que é seguir ideologia partidária, será pelo menos vender o país à ignorância, pois os vossos partidos que vos elegem como candidatos têm planos para a governação do país, agora, como irão os senhores abortar esse feto ideológico que carregam no ventre faminto, desde que se acharam crescidos e saíram de casa onde nasceram?

Esta cegueira é a causa do sofrimento do povo, que não tendo outra alternativa vai vivendo do pouco que mais vale que nada. A vossa cegueira intelectual meus caros, é que faz com que os cidadãos com visão, quando aparecem com opiniões que o partido no Poder espera de vocês, sejam tidos como ameaça, agentes secretos da oposição. A vossa visão curta meus caros, é que faz com que nos achem seguidores do partido no Poder quando denunciamos vossas lacunas e fraquezas. Vejam onde nos levam!

Meus caros, minha tese esta semana é, A Nossa Oposição É Oposta, os motivos já deixei ficar nos parágrafos anteriores.

7 comentários:

Jorge Saiete disse...

INTERESSANTE POST! DEVO CONFESSAR QUE APRECIEI OS TEUS ARGUMENTOS. DE TANTO SER INTERESSANTE LÍ-O ATÉ AO FIM E AO LONGO DO MESMO IA SURGINDO UMA SÉRIE DE QUESTÕES. A PRIMEIRA TEM A VER COM A NOÇÃO DE POVO. OS POLITICOS USAM TANTO ESTA PALAVRA, MAS COMO DEVES IMAGINAR, ELES SÃO QUASE INACESSIVEIS, MAS JA QUE POR DUAS OU TRES VEZES USAS ESTA PALVRA NO TEU TEXTO, GOSTARIA DE PERGUNTAR, O QUE É O POVO?

OUTRA QUESTÃO TEM A VER COM A IDEIA DE INIMIGO. A UMA DADA ALTURA QUESTINAS O SEGUINTE "Como querem meus senhores que o país acreditem e aposte em vocês, se de nada se diferem do vosso inimigo?"

SERÁ QUE QUEM PEMSA POLITICAMENTE DIFERENTE DE NÓS É NOSSO INIMIGO?

SERÁ QUE OS MEMBROS DO PARTIDO TRABALHISTA SÃO INIMIGOS DOS DO PARTIDO FRELIMO? RAUL DOMINGOS É INIMIGO DE GUEBUZA OU DE DHLAKAMA? É ISSO?

CÁ PARA MIM, NO AMBIENTE POLÍTICO COMO O NOSSO, NÃO HÁ INIMIGOS MAS SIM ADVERSÁRIOS. ME PARECE QUE SÓ QUEM É POLITICAMENTE IMATURO PODE ACHAR QUE QUEM PENSA DIFERENTE DE SI É SEU INIMIGO.

ABRAÇO

Júlio Mutisse disse...

Interessante interpelação caro Saiete,

Temos que desenraizar a percepção que tomou conta de nós de que quem pensa diferente de nós é inimigo. Acredito que o Bamo "escorregou" nessa porque, de certeza, pensa diferente.

Mal de mim se o que ele escreveu corresponde ao que ele pensa. Logo, eu seria inimigo dele, porque em muitas ocasiões "chocamos de frente" em relação aos nossos pontos de vista. Apesar disso continuamos a manter contacto por esta via, por email etc.

Povo, segundo a Wilkipédia,refere-se a um grupo de seres humanos unidos por um factor comum, tal como a nacionalidade.

Este conceito difere de população que abrange não só o POVO (os tais seres humanos unidos pela nacionalidade) como também os estrangeiros e apátridas vivendo dentro das fronteiras de um determinado Estado.

A propósito já é tempo de convocarmos uma "conferência geral" dos blogers moçambicanos e batermos um papo presencial sobre as nossas inquietações no geral e, em especial, sobre os rumos trilhados (ou não) para o desenvolvimento do país.

JSM

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Meus Caros

tenho que reconhecer o meus deslize, senão não seria homem humilde, na verdade e na óptica de Saiete (ps: esperei te encontrar na radio indico para debate na semana das exonerações em massa)queria me referir aos adversários, mas o que chegou a influenciar o meu pensamento é o facto da guerra declarada entre os políticos e partidos parecer de inimigos declarados, mas já que eles se confrontam em termos de ideias no parlamento, dada a sua diferença nos pontos de vista (eu e Mutisse não somos inimigos antes pelo contrário ).

queria concordar com Mutisse quanto ao encontro acho que estamos em condições para nos reunirmos para fazer valer as nossas ideias em relação ao nosso belo país. somos pessoãs preocupadas com debate intelectual sério, daí que urge um encontro. já havia pensado num Forum dos Blogistas Moçambicanos como forma de mostrar a sociedade que a luta contra pobreza, miséria, injustiça, etc é também desencadeada na blogosfera e talves dar mais subsidios de debate e busca de soluções.

Phambeni

Jorge Saiete disse...

Concordo meus caros.
parabens Bamo pela tua humildade, só assim é k o pais vai desenvolver.

quando ao programa da rádio Indico, tive que viajar em missão de job na última hora mas acho que mais oportunidades virão.Alias o Bamo tem facilidades para criar debates na rádio. ou estou enganado?

Conferencia ou associação de bloguista, concordo e contem comigo.
abraço

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Conferencia dos blogistas

Meus caros maos a obra vamos arranjar tempo para amadurecer a ideia meu contacto ( 82 54 17 670).

Saiete, tenho sim condições para criar um debate, é o meu próximo desafio.

vamos começar os contactos para a grande reunião dos blogistas, pode ser algo inédito.

Júlio Mutisse disse...

mutisse@hotmail.com meu contacto para a marcação do encontro.

Avisarei outros.

Lapa disse...

Bons argumentos e bem escrito, atenção!