segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Carta aos pensadores do meu tempo:

Caros,

Há muito tempo que não escrevo, não compartilho meu pensamento e sentimento com ninguém, mas fiquem seguros de que a insegurança é que me desvara do círculo de ideias e pensamentos. Algo me despertou, me acordou do profundo sono, da letargia coberta de angústia, os Corrupção, corruptores e corruptos.

Ouvi algures que os Magerman’s, os tais que lutam pelos seus Marcos ( não os que são usados no parcelamento na Matola mas a moeda alemã ), queriam linchar um desfavorecido hoje confundido com um corrupto, o discurso tinha haver com as obscuras ou menos claras negociações entre o governo e aqueles nossos irmãos que a mais de uma década e meia, exigem a recompensa do seu suor sacrifício e paciência.

Nossos irmãos que importaram o panck maluco (estilo de corte de cabelo), roupa de Napa, os estilo dos UB 40, motos MZ, TV’s a cores, mulheres e comportamentos; são nossos compatriotas que vieram com ares de vencedores, homens viajados, trouxeram consigo estilos, hábitos, bons e caros hábitos, mas tudo passou.

Os Magerman’s, começaram a vender, primeiro motos, meu primo que não sabia falar a língua da pátria que não pariu Hitler ( deus da terra ), já tinha MZ e assim a história se fez. Os clubes de filmes nas casas pariram ladrões, partiram a caneta dos miúdos, desvirginaram donzelas. Dezasseis anos depois, aí estão as vozes, queremos o dinheiro que trabalhamos. Será mesmo possível que o galo vai dar tudo? Só se eu entrar na água um dia e não sair molhado.

Guerra no seio dos Magerma´s! Sim já começa haver ambição, ganância, engoísmo, características da corrupção, de corruptos e corruptores. Querem assar Mawai, não sei se eles tem razão ou não de tal posicionamento, mas nada justifica tal atitude, quem vai sair a perder são os Magerman´s, que vão perder subsídios, haverá guerra no seio do forúm e o governo vai suspender os pagamentos. Quem está meter água?

Estou triste e decepcionado, porque nós ainda acreditamos na utopia, acreditamos que existe um país sem corrupção, corruptores e corruptos. Estou triste com os intelectuais que são cúmplices, cartesianos, e o povo a espera do futuro que os filhos terão, morre com o olhar pendurado no prato do bife que transborda, nos pratos dos nossos ilustres intelectuais dirigentes.

Intelectual deve estar ao serviço do povo e nós em Moçambique não temos intelectuais, pois os que eram supostos ser, não tem consideração para com o outro, são corruptos, obrigam a sociedade através do sector público a ser corruptora, levam o país ao sistema político moderno que é a corrupção.

Chamo corrupção de sistema político, porque é ela que ordena e coordena, é ela que faz com que quem trabalhou a dezasseis anos atrás e colectou milhares receba migalhas, é ela que faz com que quem não tem mérito ganhe as eleições, é ela que faz com que os criminosos sejam impunes e os inocentes injustiçados, é ela que faz com que hajam empresas e escravatura, é ela que cria e implementa políticas.

Caros,

Será possível, viver num país, num mundo sem corrupção? Viver no mundo sem inverdade ? É porcausa do desvio de aplicação que, eles andam de 4w4, vivem no Belo Horizonte, nos condomínios de Malhampwene, no Tofo, Barra, Tofinho, Bilene e várias outras regiões que são um país habitado pela menoria que é favorecida e se isola da maioria que vive, no Intaka, Guava, Khongolote, Matola Gare.

Caros,

Somos todos intelectuais e vulneráveis ao desvio de aplicação, devido a nossa condição de desfavorecidos, os cúmplices e negligentes vivem a custa das lágrimas do povo. Se estamos no país justo, que se devolva o bolo completo não em pedaços porque ainda que tenha sido enviado aos pedaços não eram tão menores como estão a receber! É preciso dar pão, água e cobertor as flores que murcham todos os dias, nos roda pés dos passeios da cidade cobrindo asfalto.

Caros,

Quando alguém, no seu trabalho, na mais absoluta falta de cidadania, solicita, recebe ou aceita uma vantagem indevida em troca de algum acto que deverá praticar ou deixar de praticar, comete o crime de corrupção. Quem nunca cometeu?

Eu não peço que os corruptos o deixem de ser, antes pelo contrário, do mesmo jeito que desviam a vida em sociedade para o mal, podem nos corromper e sermos uma sociedade do bem. Podem fazer de nós palhaços, como o fazem em comícios populares e reuniões mais caras que a vida da nossa sociedade, mas por favor também sofremos e temos vontades.

Não sabia que a vida em si era corruptora, corruptível e corrupta, senão teria dito aos pais que não me nasceram a não me trazerem a terá que Deus não prometeu. Por isso convido, aos decepcionados, sugados aproveitados usados e abusados, a voltarem comigo para o mundo que não sei se ainda existe.

1 comentário:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom