sexta-feira, 29 de agosto de 2008

de volta a reflexão

Fiquei triste com alguns acontecimentos na arena política nacional no que toca a eleição de candidatos para as Autárquicas. Aprendi na escola que os políticos, muitos deles, são demagogos. A RENAMO mostrou uma vez mais, e como eu disse num dos artigos aqui mastutrbados, que lea não é alternativa politica neste país. Esta Semana o pai da " Democracia " demostrou que ele também é aquilo que costuma chamar os outros, ditador. Não sou pró ninguém, isso que fique claro, mas é falso dizer que as bases é que tomam decisões. Que bases são essas, eis a questão. Quero também saber até que ponto essas "bases" são independentes.
De boca cheia o pai da Democracia, que ainda não nasceu, disse o que todos nós sabemos a um órgão de TV, isto é, que Daviz Simango era o candidato da RENAMO na Beira e o Pereira não devia avançar, não sei como foi, mas agora Deviz para trás e Pereira para frente, estranho. Eu não quero aqui dizer que a RENAMO está errada mas sim para apresentar alguns pontos prostituidos nesta decisão. Pesssoalmente não tenho nada contra Pereira, mas gostaria de saber até que ponto a sua candidatura e possível sucessão de Daviz pode ser sustentável? Respondam esta perguntam e ajudem a chegar a uma conclusão.
Não é o simples facto de ele ser do PCN? Qual pode ser o cenário se Daviz partir como independente ou através do PCN? Se isto for possível, a RENAMO pode dizer adeus à cidade da Beira. Dizem que a vitória da RENAMO naquela autarquia não tem nada haver com com a figura do filho de Urias Simango, pode mas também pode não ser verdade. Daviz é um ídolo na Beira e a política dele não é necessariamente da RENAMO, não é analfabeta e demagoga ele é tecnocrata e político e isto era mais valia. Esta é minha opinião e digo sinceramente, aliás tenho o feito, estou triste porque vivo num país sem alternativa.
Meus caros é perigoso ter falta de humildade política e agir sem precaver-se dos riscos eminentes, pois é falacioso o argumento de que o que está em jogo não é a imagem do candidato mas sim o partido. A grande questão é, até que ponto a figura que representa um partido pode influenciar a opinião pública. A pensar-se assim, um dia pegarão um cão de raça como candidato o resto será com o partido. Paranoia. Agora percebo porque é que a nossa oposição está sempre onde esteve, é que não tem vontade de avançar.
Sou leigo na matéria mas saí do exilio intelectual directamente para o meu masturbatório porque é insuportável saber que aqueles que podiam dar um passo para trás e dois para frente são cobardes. Os intelectuais bons e maus o que dizem lá no partido que diz ter parido a Democracia? Certamente que agora irão aparecer para sutentar positivamente esta paranoia, estão a consultar grandes obras e teorias de conspiração para justificar o procedinmento que as " bases" tomaram. Não se enganem.
Meus caros é triste, mas neste meu regresso esperava algo denovo mas nada, o país ainda carece de alternativa. Convido para que venham aqui ao meu mastubatório debater o assunto se estão conscientes do que dizem e defendem. aguardo.

23 comentários:

Nelson disse...

Considero esse papo das "bases" uma pora duma treta Bamo. Tinha mesmo razao em nao acreditar na renamo como alternativa para o Nosso Mocambique. A unica diferenca que existe entre a Frelimo e a Renamo parece ser a de que um esta no poder e outro na oposicao.

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Nelson meu caro, obrigado pela visita. agora estou confuso não sei se é " o país que está doente" ou o enunciardor destas palavras. O que aconteceu na Beira não foi novidade para mim, a RENAMO está perdida precisamos urgentemente de uma alternativa pois assim vivemos um monopartidarismo implícito, que nasce da falta de capacidade de outros partidos de tomar decisões coerentes em prol do país. Como é que querem governar o país se até uma cidade não conseguem. Querem fazer churasco na Beira então abdiquem da politica porque o assunto é para indivíduos íntegros.
Meu caro Nelson a RENAMO está doente.

Júlio Mutisse disse...

Comentando duas situações diferentes escrevi algures:

1.

"A Frelimo tem sido criticada pelos resultados das eleições internas. Tudo porque o Dr. Comiche (de quem tenho o maior apresso e admiração) perdeu.

É estatutário que os candidatos sejam escrutinados pelos membros do partido.

Existia alguma forma de contornar isso para "salvaguardar" a continuidade do Dr. Comiche? Não foi do mesmo jeito que o mesmo Dr. Comiche foi indicado há 5 anos? O processo era meritório há 5 anos quando o Dr. Comiche ganhou e já não é agora que perdeu? Porque é que o método já não serve?

Acho que existe alguma contradição nisto tudo..."

2.

"Seja quais forem as convicções relativamente ao modo como o Dr. Comiche deixou de ser a aposta da FRELIMO para o município de Maputo, há um mérito que se tem que dar a este partido: o de a decisão ter ido a votos como mandam os seus estatutos e como, alías, o próprio Dr. Comiche chegou a candidato há 5 anos.

Agora, pode-se conjecturar (em função da simpatia pelo Dr. Comiche) várias coisas. Só não se pode dizer (com provas factuais) que a decisão veio de outro lado que não daquela sala onde as eleições ocorreram.

Há muito mérito na governação do Dr. Comiche mas, também não é de descurar a possibilidade de um ou outro erro de governação ter minado a confiança dos que deviam sustentar e selar a sua recandidatura. Infelizmente quando analisamos estas coisas, talvez por paixão, nos esquecemos que no meio de muita coisa boa pode ter havido um ou outro erro.

Diferente é a situação da RENAMO. O líder acordou alegou que as bases não querem isto ou aquilo. Quais bases? Dizer "Já sabemos que Eneas Comiche (Frelimo) em Maputo e Deviz Simango (Renamo) na Beira foram reprovados pelas bases para as eleições autárquicas de Novembro, sendo substituídos respectivamente por David Simango e Manuel Pereira" me parece uma forma de comoparar o incomparável. É meter no mesmo saco o que não lá não cabe.

A Frelimo tem mecanismos próprios para escolher os seus candidatos! A Renamo não os tem. Alias, a vontade do líder é tudo; é lei.

Se de facto Comiche era o homem das bases e que foi afastado pela vontade do topo, o saberemos pelo distanciamento dos membros/bases do partido do candidato escolhido. Isto ainda não se verificou apesar da insistência de algumas elites intelectuais no sentido de provar o erro das escolhas da base.

Pelo contrário a Renamo e a cidade da Beira estão em ebolição. Isto deve significar alguma coisa.

Por vezes me parece que alguma pessoas gostariam que, como acontece na Renamo, o presidente da Frelimo tivesse saltado os estatutos e indicasse o Dr. Comiche fora do quadro estatutário imposto dentro do próprio partido."

Ximbitane disse...

Por favor, alguem me explica de uma vez por todas o conceito de base? Caramba pah, como bem diz o Nelson, meu mano, é tudo uma grande treta!

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Caro Mutisse,

Obrigado por mais uma vez tomar parte dos debates no meu masturbatório intelectual. Efectivamente o país apresenta-se de formas diversificadas conforme a crença de cada um de nós.

Nunca constituiu dúvida para mim que a RENAMO é diferente da Frelimo, não simplesmente por ser a oposição mas também pelo facto dos dois ter objectivos e maneiras de agir diferentes.

Agora, em algum momento esta diferença transforma-se em semelhança quando as utópicas "bases" aparecem para dicidir pela maioria.

O caso de Comiche e de Deviz são diferentes, isso não constitui nenhuma dúvida, mas este é um erro que foi cometido tanto pela Frelimo como pela RENAMO.

Dr Comiche foi eleito da mesma forma como perdeu, mas não vamos tapar o sol com a peneira, algo não está claro aqui, as "bases" não tem um argumento convicente pois ele está a cumprir com o manisfesto na íntegra, e a contestação popular, ainda que em surdina, é a demostração clara de que a maioria e não as "bases do partido" queria que ele continuasse.

Deviz é um outro assunto que tem haver com uma falha ou mesmo ignorância política da parte principalmente do líder da RENAMO, resultado, manisfestação popular e divisão em praça pública do próprio partido. Neste aspecto tenho que concordar com Nelson.

Mutisse tem razão quando afirma que a Renamo e a cidade da Beira estão em ebolição, isto é resulatado de arrogância.

Saiam então a rua e convoquem a imprensa como o tem feito para falar das vossas candidaturas (FRELIMO e RENAMO)para mostrarem até que ponto convergem com o povo.

Se é verdade que os candidatos eleitos pelas famosas bases dos partidos vão servir à maioria, não é menos verdade que devia se ter a humildade de se respeitar a vontade do povo que se resume em , Dr Comiche continuar na Cidade das Acácias e Deviz Simango continuar no Chiveve.

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Ximbitane

As bases em refênrecia são as minorias que decidem neste país pela maioria. Os políticos arranjaram esta forma para enganar o povo, querem nos confundir. A ideia que nos salta quando se fala de base é de que somos nós todos, mas é mentira, é o mesmo punhado de gente que quer continuar a comer na base de influências partidárias.

PS: Fico a dever o meu regresso

Júlio Mutisse disse...

Lázaro,

Acho que há aqui um equívoco no conceito de "base" e do que elas representam e na questão da legitimidade para indicar os candidatos.

Peguemos o exemplo da Frelimo.

A Frelimo tem membros e simpatizantes. Ouvi o Sg do Partido a dizer que o Partido tem 2 000 000 de membros. Mas, de certeza os simpatizantes são ainda em maior número.

O Partido tem células/comités desde a zona, bairro, posto administrativo ou mesmo distrito que representam as estruturas de base. Essas bases são constituidas pelos MEMBROS do Partido que, de facto, podem ser poucos se ao seu número acrescermos os simpatizantes que, por não serem membros, não votam nas "primárias" por exemplo mas que, politicamente, representam um potencial que se deve ter sempre em conta.

Foram os membros das bases a nível dos distritos urbanos que indicaram o David Simango, o Dr. Comiche (desta vez e da outra) e Sra. G. Cossa! Foram esses membros da base que votaram pelo David simango em maioria do que nos restantes convidados, da mesma forma que há 5 anos votaram no Dr. Comiche.

O que eu acho que podemos discutir é o fundamento do voto num em detrimento do outro. Porquê Simango e não Comiche?

Porque razão Comiche não reuniu a maioria/consensus a nível dos membros do Partido da cidade? Repare na ênfase que dou aos MEMBROS.

Agora os membros decidiram. Muitos dos que simpatizam com a Frelimo e, até, particularmente com o Dr. comiche não concordam. Isso é também legítimo, como legítimo é os membros do Partido sufragarem os que devem os representar nos diversos pleitos eleitorais.

A minha pergunta, portanto, se mantêm?

O que é que desta vez que o Dr. Comiche perdeu não está claro, que esteve há 5 anos quando ele ganhou?

Reparem que eu particularmente tenho o maior apreço pelo Dr. Comiche; sou dos que viam com bons olhos a sua continuidade.

O que acho é que, neste processo, estamos a deixar a paixão sobrepor-se à razão.

Estamos a deixar que o nosso desejo de ver o dr. Comiche continuar na liderança, ignore os mecanismos estatutários e procidimentais existentes numa organização chamada Frelimo.

Estamos a confundir a prerrogativa dada aos MEMBROS do partido, com a prerrogativa dada a todos os cidadão que em Novembro são chamados a votar em todas as autarquias.

Aquele era um exercício só e só dos membros razão porque pode não ser correcto afirmar que "bases em refênrecia são as minorias que decidem neste país pela maioria. Os políticos arranjaram esta forma para enganar o povo, querem nos confundir. A ideia que nos salta quando se fala de base é de que somos nós todos, mas é mentira, é o mesmo punhado de gente que quer continuar a comer na base de influências partidárias" pode ser falacioso.

Se não és membro do partido, qualquer que sejas, não tens legitimidade para te pronunciares sobre quem esse partido vai mandatar para o representar como dirigente, neste caso, de uma autarquia.

Os que tinham legitimidade decidiram. Caberá a todos nós como cidadãos conscientes sufragar ou não David Simango. Nisso TODOS nós temos legitimidade.

Não sei se percebe o meu ponto Bamo?

Matsinhe disse...

Irmao JM, o seu raciocinio peca por se centralizar em demasia no processo em si ignorando as manipulacoes que este pode sofrer para acomodar uma ou outra vontade.

E evidente que ha contradicoes gritantes nos que hoje criticam o processo e questionam as ºbasesº. Foram as mesmas bases que sufragaram - como bem dizes - a candidatura comichiana ha 5 anos. Se o processo nao serve desta vez nao e so agora que deve ser criticado. Devia ter sido igualmente criticado quando Comiche ganhou. Dessa vez nao houve porque criticar mas hoje ja ha. E realmente contraditorio.

Mas ha uma coisa que nao devemos esquecer. A Frelimo nao e um partido ingenuo. Se de facto interessasse a continuidade de Comiche, membro da comissao politica, este teria continuado.

Uma forma coerente de discutirmos esta situacao e avaliarmos as situacoes reais que podem ter determinado a queda do Comiche partindo da sua obra e da projeccao desta para os milhares de membros da Frelimo ao nivel da cidade.

Nao vamos esquecer interesses de dentro do proprio partido na analise que fizermos.

1. Onde sao mais viziveis as realizacoes do mandato de Comiche^

2. Que medidas foram tomadas que poderiam influenciar os membros do comite de zona a votar noutro e nao no Comiche - pensemos na ºguerraº contra os informais espalhados pela cidade como exemplo.

3. O que eh que foi criado nos bairros suburbanos que se equipare às facilidades criadas e visiveis na cidade de cimento.

4. O que eh que em termos de infraestruturas esta projectado para esses bairros.

5. Perante as dificuldades vividas pelos membros das celulas dos distritos urbanos mais problematicos que motivacao existiria para votar no Comiche.

Noutra perspectiva,

1. Que influencia tinha o partido nas decisoes que eram tomadas a nivel do CMM

2. Que influencia queria o pArtido ter nessas decisoes.

3. Que lugar e que a actual lideranca do partido reserva para os representantes das estruturas representativas do partido ao mais diverso nivel e escalao.

Parece que todos se pegaram ao mais facil a corrupcao que o Dr. Comiche supostamente nao deixou acontecer. Porque nao pensamos noutras coisas...

Lembram-se de um pronunciamento de alguem a dizer que com Guebuza o partido tinha voltado as bases... pois entao.

Porque nao dar voz as mamanas que eram chamboqueadas nos passeios por estarem a procura do dolar para viver esse dia,

porque nao dar voz ao habitante de magoanine que muda tem que andar a pe para a cidade ou que perdeu emprego devido aos seus constantes atrasos porque la na sua zona nao chega chapa por falta de vias de acesso,

porque nao dar voz a mamana do mercado que paga taxas e nao ve contrapartidas dessas taxas,

porque nao dar voz ao membro chapeiro que ve o seu carro se estragar devido ao estado da via.

Por outro lado,

Se o partido tem que no seu todo VOLTAR as bases, porque nao acolher a reclamacao dos lideres dos comites de zona que dizem que o presidente do CMM nunca se aproximou a eles para lhes agradecer o apoio e ouvir as suas queixas e as necessidades dos membros que representam )entre estas podem estar os pedidos de terrenos, porque nao)

porque nao acolher as reclamacoes dos secretarios dos comites de zona que reclamam melhores condicoes adiadas a favor da parte de cimento,

Em suma,

porque nos apegamos a uma unica cosa chamada corrupcao para analisar este facto politico quando temos varios pela frente. Sera preguica.

Mutisse irmao alargue os horizontes da sua visao sobre este processo. Sei que apostavas no Dr. Comiche.... heheheh como ele perdeste.

Nao sejamos preguicosos.

PS... estou a usar um teclado problematico de um PC instalado aqui no polo de desenvolvimento em que me encontro. A pontuacao e problematica e os assentos idem

Júlio Mutisse disse...

Matsinhe, bom trabalho por aí.

Porque negam, ou criticam o processo que culminou com a escolha de David Simango como candidato da Frelimo?

Não foi o mesmo de há 5 anos? Porque servia nessa época e não serve agora?

Tendo em conta o procedimento estatutário, que outra forma existia de garantir a continuidade do Dr. Comiche que não fosse via sufrágio pelas bases do partido?

Estas são as perguntas que muitos parecem evitar. Aliás, Matsinhe avança que "Se de facto interessasse a continuidade de Comiche, membro da comissao politica, este teria continuado."

Minha pergunta é: se interessasse a quem? Estamos a falar do interesse de quem: da actual liderança do Partido? De que forma? Estamos a falar das bases? É evidente que se a estas interessasse votavam nele.

A cidade como um todo tem problemas cuja resolução urge. Se falarmos de obra e projecção e olharmos para as estradas reabilitadas na cidade, evidentemente que a zona suburbana tem razões de queixa.

Então, temos que notar alguma relatividade quando analisarmos a obra e admitirmos que perante o avulumar de problemas, prioridades tinham que ser tomadas.

Não vou especular sobre os interesses do partido e sua influência nas decisões do Dr. Comiche. Não tenho dados, os únicos dados de que disponho são os resultados das eleições internas para a escolha dos candidatos.

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Obrigado a todos pelo banquete intelectual que me é servido logo após meu regresso a reflexão.

Meus caros (Mutisse e Matsinhe) eu estou a ler uma obra intitula Fidel e a Religião de Frei Betto, numa das passagens, Fidel afirma que " Cada circunscrição eleitoral ... elege seu delegado para o poder popular, os vizinhos indicam e votam em candidatos , sem intervençaõ do partido.... o partido não se imiscui nisso apenas assegura o cumprimento das normas e os procedimentos estabelecidos. no dia das eleições ...quem obtém mais de 59% dos votos será eleito, caso contrário há novas eleições. esses delegados eleitos formam a Assembleia Municipal e elegem o Poder Executivo Municipal"

meus caros, o conceito de bases deviam pelo menos ter estas caracteristicas se estamos num país que se fala de transparência. Mutisse não é o desejo de ver Comiche que nos move, antes pelo contrário, na minha óptica uma autoridade deve ter legitimidade, e a legitimidade vem do povo, da maioria, o descontentamento intra partidário não pode colocar em jogo a satisfalção das necessidades do povo, pois a realizaçãom plena de um líder está no povo. O que vale agradar os camaradas em detrimento do povo? não quero incitar violência mas isto pode espalhar os eleitores.

Não tenho dúvida e concordo com Matsinhe, temos que alargar os nossos horizontes, não tapar o sol com a peneira, porque o problema de Comiche e Daviz, não é a mera votação dos membros dos comités mas acima de tudo a ameaça que eles representavam para alguns interesses obscuros.

Vamos ouvir as mamanas nos mercados como sugere Matsinhe e vamos ouvir a todos citadinos para saber quem é legitimo dirigente em Maputo e na Beira.

Julio Mutisse disse...

Lázaro, divergimos num ponto. A legitimidade para escolher o dirigente municipal CABE a todos os cidadãos de Maputo com idade para votar.

A legitimidade para escolher quem, em nome da FRELIMO, vai concorrer para as eleições cabe só e unicamente às bases do Partido. É isso que foi feito desta vez, é isso que foi feito há 5 anos sem este ruído a nível da cidade de Maputo.

Temos que diferenciar estes dois momentos. O David Simango ainda não é presidente do Conselho Municipal de Maputo. Ele é apenas candidato pela Frelimo de acordo com o querer das bases.

Quando dizes "na minha óptica uma autoridade deve ter legitimidade, e a legitimidade vem do povo, da maioria, o descontentamento intra partidário não pode colocar em jogo a satisfalção das necessidades do povo, pois a realizaçãom plena de um líder está no povo" parece que o David Simango já é presidente do CMM. Não é. Ele precisa ainda da legitimação de todo o povo (onde se inclui membros da frelimo, simpatizantes e apoiantes no geral).

O David Simano tem é a legitimidade, dada pelos membros da FRELIMO, para em nome desta concorrer ao município de Maputo.´

BAMO, com sinceridade, eu queria o Dr. Comiche. Apostei nele com convicção e perdi.

Se analisarmos cada um dos pontos que o meu primo "reaccionário" e "incendiário" levantou, vamos encontrar possíveis nós que podiam estrangular a vontade da mamana do xipamanine ou de Magoanine na sua vontade de votar pelo Dr. Comiche.

Como disse no meu comentário anterior, a cidade como um todo tem problemas cuja resolução urge. Se falarmos de obra e projecção e olharmos para as estradas reabilitadas na cidade, evidentemente que a zona suburbana tem razões de queixa.

Então, temos que notar alguma relatividade quando analisarmos a obra e admitirmos que perante o avulumar de problemas, prioridades tinham que ser tomadas.

Não vou especular sobre os interesses do partido e sua influência nas decisões do Dr. Comiche. Não tenho dados, os únicos dados de que disponho são os resultados das eleições internas para a escolha dos candidatos.

Julio Mutisse disse...

Note também, que a realidade que citas de cuba, pode ser equiparada a realidade de Moçambique de 1975 a 1990... época de partido único, era dessa forma que os deputados e outros representantes do povo eram eleitos. Reza a história.

Agora o critério não mudou muito mas é dentro do partido, entre os membros e só os membros

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Mutisse

Queria muito saber qual 'e o crit'erio para que representante de um partido seja aposta para um determinado escurtinio? Se sao os seus camaradas do partido acho muito arriscado pois a real situacao mede-se com as primarias mais abrangentes, que incluem ate aqueles que nao sao membros de nenhum partido. Concordo plenamente que os candidatos de um partido sejam eleitos dentro das suas formacoes politicas mas esta posicao deve ter em conta a opiniao da maioria, pois esta 'e que vai em ultima instancia escolher seu representante.


A realidade da Cuba nos tempos l'a idos e do nosso pais nao deviam ser vistos como algo ultrapassado ou descontextualizado pois a propria democria que hoje nos confunde vem la da epoca classica.

Vivemos meu caro, numa 'epoca em que a Democracia 'e uma tirania disfarcada.

Julio Mutisse disse...

Lázaro,

Se concordas comigo que os candidatos devem ser escolhidos DENTRO de cada formação partidárias então, meu caro, estamos juntos.

Agora, podemos discutir até que ponto cada simple militante tem a sua participação na escolha desse candidato.

A maioria de que falas, será chamada a sufragar cada um destes candidatos em Novembro. DAvid Simango só se tornará presidente do Conselho Municipal se, por ventura, reunir o consenso da maioria dos munícepes de Maputo.

É em Novembro que veremos se a susbstituição de Comiche por SImango foi ou não uma decisão acertada. Pois nessa época, a decisão já não cabe SÓ aos militantes da Frelimo mas, sim, a todos.

Nelson disse...

...

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Mutisse

Concordo que a maioria irá sufragar e julgar os partidos em Novembro mas volto a dizer que é muito perigoso o caminho que se está traçar. Porque:

1) Se os candidatos apontados pelas minorias não são do agrado da maioria, os partidos serão punidos;

2) era mais prático ter primárias alargadas à sociedade civil para se ter ideia concreta do candidato que não irá frustrar o partido;

3) os partidos podem se arrepender amargamente por ter ignorado a opinião pública;

4) os partidos para saciar a sua fome ( poder perpétuo) precisam de dar mais atenção ao povo, pois este não entra no esquema de orientações na medida em que não tem compromisso com ninguém;

5) vivemos num país com cada vez mais acesso as tecnologias de informação e comunicação, universidades, escolas, etc onde a sociedade sabe fazer escolhas e guiar-se pela razão, daí que os políticos devem ser mais cautelosos quanto ao caminho que sugerem à sociedade;

6) todos políticos ou pelo menos todos já tiveram a oportunidade de ler Maquiavel, e a estas alturas não devem se esquecer das instruções deste politico emblemático;

7) política baseada nas intrigas e acomodação de cegos de desarolhos não tem lugar no nosso país.

estas são as teses que me levam a dizer que terémos um mês de novembro bastante agitado onde o escurtíneo estará suspenso à viciação, pois preferiram os políticos, guiar-se com base nas suas barrigas e esqueceram o povo. diz um velho ditado que quem rí por último rí melhor.

Phambeni

Julio Mutisse disse...

O único pomo da discórdia é o seu ponto 1.

Damasio Chipande disse...

O pessoal qndo diz que a RENAMO nada de partido tem muitos Renamistas dizem q estamos os insultando , o que aconteceu na BEIRA e muito engracado mas amanha dirao que a FRELIMO exclui os Partidos quando levarem uma "sova"eleitoral como o da UNITA. Forca irmao.

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Caro Chipande

Obrigado pela visita e comentários. é triste mas tenho que reconhecer que este país está a ser tomado por adolescentes políticos, indivíduos sem humildade e sem escrúpulo. quando escrevi este pequeno texto era antes das manifestações na Beira, e dias depois Dlhakama e seus aliados foram executados pelo públicos, foram julgados e condenados acusados de incopentência e falta de seriedade~, não sei porque foi preciso tanto tempo para se chegar a esta conclusão. Pariu " Democracia" para o país sem no entanto viver democracia no seu lar (entenda-se com lar, seu partido, onde ele é super homem).

Chipande

A meu ver, a vitória da FRELIMO na Beira vai continuar complicada e é melhor deixar o sal antes de alcansar a galinha. Daviz continua lá como Independente e o adversário da FRELIMO não é apenas a RENAMO mas em grande parte a figura do filho de Urias Simango. Será que Pereira vai ter espaço na Beira? Tenho minhas reservas e o candidato forte continua, Daviz a FRELIMO que se ponha a pau.

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Caro Chipande

Obrigado pela visita e comentários. é triste mas tenho que reconhecer que este país está a ser tomado por adolescentes políticos, indivíduos sem humildade e sem escrúpulo. quando escrevi este pequeno texto era antes das manifestações na Beira, e dias depois Dlhakama e seus aliados foram executados pelo públicos, foram julgados e condenados acusados de incopentência e falta de seriedade~, não sei porque foi preciso tanto tempo para se chegar a esta conclusão. Pariu " Democracia" para o país sem no entanto viver democracia no seu lar (entenda-se com lar, seu partido, onde ele é super homem).

Chipande

A meu ver, a vitória da FRELIMO na Beira vai continuar complicada e é melhor deixar o sal antes de alcansar a galinha. Daviz continua lá como Independente e o adversário da FRELIMO não é apenas a RENAMO mas em grande parte a figura do filho de Urias Simango. Será que Pereira vai ter espaço na Beira? Tenho minhas reservas e o candidato forte continua, Daviz a FRELIMO que se ponha a pau.

Damasio Chipande disse...

Olha "irmao" BAMO tens sido flexivel no seu Blogger ha gente q so sabe ter este site mas q nada de dinamismo empreende , apenas tem para o ingles ver , estava pesquisando varios assuntos e lhe "sintonizei" a partir de ja passe a visitar o meu SITE contem um artigo interessante sobre a CRIACAO DA RENAMO E O "VEU"de Matsangaissa, deixe o seu E-mail aqui para posteriores contactos. Nao se esqueca dia 10/10/08 e DIA MUNDIAL DE SAUDE MENTAL.

Matsinhe disse...

O debate está bom aqui. Convido-vos a uma abordagem diferente sobre o fenómeno político do momento que é o Daviz Simango no blog do Júlio Mutisse http://ideiassubversivas.blogspot.com/

Confesso que ainda não emiti opinião mas está lá transcrito um ponto de vista que merece reflexão e, quiçá, ser rebatido. Não vos estou a influenciar...

Damasio Chipande disse...

Finalmente o Dhlakama ja confessou ser ditador e alega defender DEMOCRACIA , pelo q eu saiba a DEMOCRACIA nunca foi defendida por ditadura ou seja estes dois conceitos antagonicos nunca "convivem" ou se e DEMOCRATA ou entao DITADOR e nao as duas coisas juntas , O SENHOR DHLAKAMA ja mostrou q nada entende da CIENCIA POLITICA, ja ha muito tempo vem se falando do "VEU" deste senhor, acredito eu q a RENAMO levara uma "SOVA ELEITORAL" como a inflingida a UNITA.
A LUTA CONTINUA