quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CARTA AOS REFUGIADOS DO TEMPO

Bem vindos a Moçambique, como vai a vossa pátria mal amada? Espero que ela esteja bem, apesar de abandonada pelos seus filhos. Filhos esses, que era suposto lutarem para salvar os vossos países das crises em que estão mergulhados.

Bem vindos a Moçambique, país pobre e miserável com milhares de pessoas carecendo de apoio e ajuda humanitária. Bem vindos a nação dos pobres, fustigada pelas cheias e inundações, bem vindos aos nossos problemas.

Todos nós tivemos mesma sorte ou azar, fomos e estamos a ser usados e abusados pelo ocidente, a nossa maneira nós aqui em Mocambique, nossa pátria amada continuamos a resistir. Bem vindos a falta de alimentos, a dependência externa de um país com recursos.

Senhores

O que desejam? Acham que o que irão encontrar em Moçambique. Em nome de direitos humanos e pesadelos de protocolos internacionais vocês entram no país, violando nossas fronteiras. Em nome de solidariade mundial entram no nosso país a busca de um hipotético sucego e quando chegam aqui a gente vos dá farinha de milho dizem que não respeitamos os vossos direitos.

Essa vida miserável que vocês levam é típica do nosso país, vocês são sortudos porque ainda recebem comida, perguntem aos adolescentes que viraram chefes de família porque os pais morreram vítimas de SIDA, perguntem se alguém lhes dá comida, perguntem aos meninos da rua o que fazem para poder ter alimentos, perguntem se eles tem prato para servir comida.

Vocês foram enganados por gente de má fé que vos disse que daqui podiam chegar a terra prometida, Africa do Sul, foram enganados por criminosos e pela vossa fraqueza. Voltem a vossa terra e resolvam os vossos problemas. Nós também fomos agredidos violados e violentados, resistimos e assinamos acordos de paz e não violência com criminosos mas o grande objectivo foi alcancado, hoje estamos em PAZ.

Senhores

Ordeno que voltem a vossa terra, e de lá busquem sucego. Deixem-nos apoiar as vítimas de cheias ciclicas que vivem em igrejas e tendas. Voltem as vossas terras e digam a ONU para vos ajudar a partir de lá.

Se quiserem levem convosco a ACNUR e nos deixem em paz. Não vos podemos dar redes mosquiteiras em Macaretane antes de resolver o problema de Malária em Gaza e outros pontos. Não temos recursos materiais muito menos financeiros para vos dar luxo, por isso não reclamem é o que podemos fazer por vós.

Senhores

Peçam a ONU através da ACNUR para vos conceder uma parcela de terra no Ocidente, a ajuda chegará mais rápido e sem riscos de desvios. Em nome dos direitos humanos vão cultivando a preguiça. Quem é que acham que vai trazer solução para os problemas dos vossos países? Eu não tenho receios de dizer que vocês são sanguesugas, bandidos a solta que em nome de refúgio e procura de melhores oportunidades vão inundando o nosso país. Moçambique só é Moçambique porque nós estamos aqui, e resistimos a várias intempéries nunca pensamos em fugir em massa do país.

O meu país refém dos Direitos humanos e protocolos internacionais, vai criando um viveiro que ainda nos pode custar muito no futuro, porque tarde ou cedo estes mercenários vão por em prática o que mais sabem fazer – desestabilizar o país. Depois irão fugir e nos deixar na miséria. A criminalidade no nosso pais e potenciada por estes senhores. A corrupção é fomentada por estes senhores que julgam que podem comprar tudo quanto é funcionário deste país para lograr os seus intentos.

Senhores

Não queremos sujar nosso nome no que aos direitos humanos diz respeito a nivel mundial só porque não conseguimos vos dar rede mosquiteira, talheres e melhor comida. Nós também temos necessidades. São vocês abutres e sanguessugas do tempo, que não querem trabalhar mas aqui temos uma voz de comando TRABALHAR.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TICO TICO: Dirigir uma loja não é o mesmo que dirigir futebol


A dias conversei via Facebook com o ex-capitão da selecção nacional, Tico Tico, falamos da sua carreira e também um pouco daquele que norteia o desporto rei no nosso país. Acompanhe


Lazaro Bamo - LB: TICO TICO, OBRIGADO POR TER ACEITE ESTA EXPERÊNCIA DE ENTREVISTA VIA FACEBOOK, NA SUA ÓPTICA QUAIS É QUE SÃO OS GRANDES DESAFIOS DO FUTEBOL MOCAMBIÇANO?

Tico Tico - TT: Infra-estruturas e projectos pra a área de formação

LB: O QUE É QUE ISSO SIGNIFICA

TT : Sem campos em condições dificilmente se pode praticar bom futebol e se não invistimos na formação de jogadores jamais teremos atletas bons pra actuar ao mais alto nível.

LB: MAS COM O NÍVEL DE VIDA QUE TEMOS, ONDE A PREOCUPAÇÃO É MATAR A FOME, ACHA QUE HÁ MOTIVAÇÃO PARA PRÁTICA DO FUTEBOL?

TT: Futebol é uma linguagem universal, até nos países mais pobres do mundo pratica-se futebol. Futebol faz as pessoas esquecerem as dificuldades do dia a dia. Pelo menos durante o tempo que uma partida decorre as pessoas esquecem tudo. O futebol alivia a dor das pessoas

LB: ESSA FUNÇÃO TERAPÊUTICA DO FUTEBOL OU DESPORTO É COMPREENDIDA EM MOÇAMBIQUE?

TT: Penso que não.

LB: PORQUÊ?

TT: Porque os dirigentes não entendem o valor do desporto (futebol) como ferramenta para o desenvolvimento humano. O jogo é mais do que um jogo, pode mudar vidas e até salvar a vidas.

LB: TICO TICO, JOGOU DURANTE MUITO TEMPO FUTEBOL E PASSOU VÁRIAS FAZES. DAS PÉSSSIMAS AS AGRADÁVEIS. HOJE EM DIA ASSISTIMOS A UM BUMM NO INVESTIMENTO EM SALÁRIOS, RELAGALIAS E CONTRATOS MILIONRIOS. O QUE É QUE ISTO SIGNIFICA PARA NOSSA REALIDADE?

TT: Para mim isto tudo significa tentar tapar o sol com a peneira. Para começar não temos condições mínimas para esses mesmos atletas praticarem bom futebol. Depois recompensamos mediocridade. Os patrocinadores não têm retorno dos seus investimentos. É uma série de coisas que não justificam tamanhos gastos. Para mim o grande investimento tem que ir para a base.

LB: E PORQUE É QUE NÃO SE APOSTA NA BASE? E O QUE PRETENDEM OS PATROCINADORES QUE PURA E SIMPLESMENTE TIRAM DINHEIRO E GASTAM NÃO INVESTEM PORQUE NÃO TEM RESTORNO SE FORMOS OLHAR PARA O SEU RACIOCINIO?

TT: Os nossos dirigentes, não têm formação. Até para dirigir um clube tem que ser ter formação especifica. Então não entendem os retornos que poderiam ter investindo na base. Agora as empresas acho que metem dinheiro no âmbito de responsabilidade social e não vejo outra justificação.

LB: QUE IMPLICAÇÕES TERÁ ESSE DÉFICE DE FORMAÇÃO NOS DIRIGENTES DESPORTIVOS NAQUILO QUE SE PRETENDE: UM FUTEBOL COMPETITIVO?

TT: Já estamos a sofrer por causa desse défice e se isto não mudar, se continuarmos como estamos não auguro um bom futuro para as próximas gerações. Até onde isto irá parar! Os resultados estão a vista, não ganhamos a ninguém na zona, ficamos sempre na cauda das classificações, algo tem que mudar urgentemente, temos que arrumar a casa sob o risco de hipotecarmos o futuro das gerações vindouras.

LB: QUEM DEVE ARRUMAR A CASA?

TT: Os que deveriam não o fazem, os que querem não os deixam, então é um pouco difícil responder a isso.

LB: COM ESTE CENÁRIO ACHA QUE OS ESFORÇOS DIRECCIONADOS AO FUTEBOL, AINDA QUE POUCOS DA PARTE DO GOVERNO DEVIAM SER REDIRECCIONADOS?

TT: Tudo tem que ser repensado. A estratégia tem que mudar, está claro que a forma actual não está a trazer resultados. Temos que apostar na formação dos nossos dirigentes. Dirigir uma loja não é o mesmo que dirigir futebol. Futebol precisa de dirigentes específicos para a área.

LB: TICO TICO, TEMOS ESTADO A ASSISTIR A ALGUMAS CONTRATAÇÕES DE JOGARES DE PAÍSES COMO ZIMBABWE, CONGO, NIGÉRIA, ETC,COMO É QUE OLHA PARA ESTE ASSUNTO. SERÁ QUE NÓS JÁ SOMOS MADUROS PARA ESTES DESAFIOS?

TT: Não e se fores a ver os jogadores que vem não são de tão alta qualidade mas como os nossos são ainda pior, as vezes os clubes não tem escolha,se querem ganhar são forcados a contratar os estrangeiros. E também saem baratinhos. Agora os nossos tem que trabalhar mais senão passam a segunda escolha.

LB: E A SELECÇÃO NACIONAL, ACABA SOFRENDO EM CASCATA, QUE ALTERNATIVAS INTERNAS E EXTERNAS?

TT: Não percebi!

LB: E A SELECÇÃO NACIONAL, ACABA SOFRENDO EM CASCATA, QUE ALTERNATIVAS INTERNAS E EXTERNAS?

TT: Para mim tudo tem a ver com qualidade mas também tem que haver harmonia na seleção, o que não me parece que esteja a acontecer. Temos uma situação do selecionador que não reúne consenso por parte da FMF, e as guerrinhas no fim acabam prejudicando o próprio grupo.

LB: QUE "MANDA" NO FUTEBOL? O GOVERNO OU A FMF?

TT: Infelizmente as leis da FIFA não permitem interferência do governo no comando da FMF por isso a FMF faz e o que quer com o nosso futebol.

LB: E ONDE FICAM OS INTERESSES DA NAÇÃO

TT: Eu acho que o governo tem intervir se tem os interesses da nação. Pior que estamos já não ficamos.Temos que definir este periodo como o da mudança de mentalidades, vem ai o jogos africanos, pode usar este evento como ponto de partida pra as mudanças necessárias.

LB: E JÁ AGORA COMO TIRAR PROVEITO DESTES JOGOS?

TT: Ganhar algo já não vamos a tempo mas podemos usa-los pra massificar o desporto no pais. Fala da importância do desporto escolar, na comunidade; falar da importância do desporto na própria formação do cidadão, tem tantas coisas que os jogos podem impulsionar.

Logo a seguir fomos “traídos” pelas tecnologias, a internet oscilou e assim terminava a nossa breve conversa. Não perca a próxima entrevista com Jumisse, jogador moçambicano que joga em Portugal.

Lázaro Bamo