domingo, 17 de maio de 2009

Muchanga: El dísciplo de Matsangaissa

È extremamente triste disperdiçar o meu rico tempo para assitir ao programa Pontos de Vista da STV. Digo isto porque na nova imagem e abordagem, um dos comentaristas è o famoso deputado, António Muchanga, conhecido e legitimado pelas suas expeculações. Triste è o facto dele não ter cultura de debate e civismo, se fosse pastor, seria um bom atirador de pedras para abeter Corvos. Quis Dlhakhama e os seus que Muchanga fosse deputado da Assembleia da República e è la onde ele faz o seu show. Muchanga não sabe discutir ideias. Creio que o programa não è Assembleia da Republica Paralela, e Muchanga vai abatendo os outros com seus descontentamentos político-partidários. Falou no domingo (noite em que escrevo este texto, são 21h45min), que devia-se diminuir ministros e Mercedes, esqueceu-se de pedir mesma coisa em relação aos 4X4 que os deputados, classe a que ele faz parte, também ostentam. A uma dada altura falou e a apresentadora estava ali a ouvir, até que um dos comentadores chamou a razão os outros membros do painel que são aparentemente pro-Muchanga.

Acho eu que o País não pode ser discutido emocionalmente, creio que além de nós moçambicanos, os formadores de opinião pública deviam pensar na sua imagem além fronteiras, pois podem se achar heróis, combatentes ferrenhos da desgraça do povo, mas nunca saíram (nem ele muchanga) a rua para repartir o pão que ganham em nome da representação da maioria. Eu acho sinceramente que Muchanga e a STV estão de braços dados para a todo custo trazerem audiência ao canal, nem que seja para induzir em erro o povo e atiçar o fogo ( sensacionalismo barato) e está a acontecer, mas quando as pessoas tomarem consciência, como aconteceu comigo, ai sim as moscas irão ver o programa. Muchanga mente, até a apresentadora no anti-penúltimo programa chegou a desminti-lo.

O debate está desiquilibrado, os outros não tem voz para falar e a prioridade è o senhor Muchanga que a todo custo ataca a Frelimo. Meus caros, acho que o País precisa de pessoas que formulem opiniões para avançar, porque não convidar pessoas não vulneraveis a ideais partidários, pessoas intelectuais, que possam debater ideas e ajudar o País a crescer. Creio que a intenção do programa não è andar em contra-mão do desenvolvimento e o interesse dos seus apresentadores deve ser de buscar e discutir os factos e não pessoas, e muchanga (sim com letras minúsculas), não è intelectual è um político, demagogo, como o são aqueles que fervorosamnete ataca. Caro deputado, muchanga, melhore as suas lacunas na lingua portuguesa de forma a ser melhor comunicável. Muitos erros de concordância, e quem estiver a ver o programa se não for moçambicano ou pelo menos não lhe conhece, pode questionar-se como um indivíduo que mal se expressa pode ser deputado. Quero lhe recordar que na AR, o senhor muchanga representa o povo, representa aquele polícia a quem insulta, aquele director que demafa, e tantos outros, ainda que sejam de pártidos diferentes.

Galardouo muchanga com diploma de honra e mérito André Matsangaissa por saber muito bem emitar Dlhakhama e dar continuidade a escola dos Matsangas. Talvés me tenha excedido e atacado pessoalmente muchanga, mas era para sentir a dor de passar a vida a falar de problemas sem avançar soluções. Muchanga será que nada é positivo neste País? Se não então voce vive noutro mundo.